O Estilo Império teve seu real início a partir da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador em 1804. Bonaparte queria melhorar a economia da França através da moda, com isso conseguiu fazer da França um país líder na moda.
A moda feminina era muito leve, o que nos dá a impressão de fluidez. Eram usados vestidos ate os tornozelos, feitos de tecido muito leve, com pequenas mangas bufantes e de cintura alta, ate o busto.
Rufos voltaram a ser usados, e os espartilhos usados agora são mais soltos, o que permitia as mulheres "respirar" ;) haha
Os xales também ganham destaque nesse período, juntamente com os leques, sombrinhas e luvas!
Já na moda masculina, a casimira surgiu com força total, este é um tecido que pode ser esticado e bem moldado. Estas roupas mais ajustadas ao corpo, juntamente com a casimira, eram sinônimo de elegância e sofisticação.
Neste período surgiu o estilo "Dândis", este pregava a simplicidade na roupa masculina, sem bordados, tecidos lisos e cores primárias.
As peças essenciais do vestuário masculino eram, casaco, colete, meias de seda, botas de montaria, calças largas que não mostravam o contorno das pernas, scarpins, o chapéu (clássico haha) e um lenço chamado plastrom. Vale ressaltar que ficavam elegantérrimos!!
O estilo Imperial nos encantou e continua nos encantando por sua sofisticação e simplicidade. Tanto que o grande estilista Elie Saab trouxe em sua coleção primavera/verão 2011 muitas características da moda imperialista. De uma forma clássica e elegante, ele mostra a fluidez das roupas, a cintura levemente marcada, sem deixar de lado os vestidos elaborados, que são sua marca registrada. Seus vestidos mostram um caimento leve, com predominância de tons pastéis o que era muito utilizado no período Imperial. Vamos dar uma olhadinha nas fotos!
Agora que já vimos as fotos, temos certeza da maravilhosa mente criativa que é Saab! - Simplesmente um luxo! - Podemos ver todo seu desfile Primavera/Verão 2011! ;)
http://www.youtube.com/watch?v=bwx2UADN9qU
Espero que tenham gostado! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário