O período Barroco teve início no final do século XVI ate meados do século XVIII, este veio em decorrência da crise do Renascimento. Neste período ocorreram fortes divergências religiosas.
O homem estava dividido entre a religião e o paganismo, entre a verdade e a mentira, o pecado e o perdão, o amor e a solidão.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial.
Culminando a este coflito de sentimentos vivido pelo homem barroco, veio também o fervor religioso promovido pela Contrarreforma. Neste período formam produzidas uma enorme quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. As obras de arte deviam falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum igualar-se a eles. A arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração.
Foi neste período que grandes pintores surgiram, alguns com uma arte revolucionaria, outros com uma arte inspiradora.
Caravaggio - Com um revolucionário modo de usar a luz.
Caravaggio - A incredulidade de Tome
Andrea Pozzo - Realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto.
Andrea Pozzo - A glória de Santo Inácio
Rembrandt - Suas obras são caracterizadas pelas penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
Rembrandt - A ronda Noturna
Nas esculturas quem se destacou com obras lindas foi Bernini. Este despensa comentários, suas obras falam por si só!
Bernini - Beata Ludovica Albertoni
Bernini - Apollo
Em todas as artes, no período Barroco podemos ver uma grande e profunda exaltação de sentimentos. A arte de certa forma colaborou com a mudança de pensamento do homem.
E o homem não mudou somente sua forma de pensar no período Barroco, suas roupas acompanharam a mudança.
A mulheres deixaram de usar as golas desconfortavéis, e passaram a usar decotes abertos, geralmente em forma quadrada. Cores escuras, a parte da frante da saia comprida tinha uma racha, revelando um saiote. Seus cabelos ajustados com um suporte de arame e o uso do chapéu era privilegio somente das classes mais abastadas. E uma principal caracteristica do vestuário feminino eram as ornamentações elaboradas. Como podemos ver na figura abaixo.
Já os homens vestiam casacos largos. Camisas devidamente ornamentadas, com punhos bordados, e mangas dobradas. Calças ate os joelhos, meias de seda, botas que eram adornadas em seus canhões com renda.
A moda Barroca era rica em detalhes. Uma moda que ate nos dias de hoje chama a atenção!
Tanto chama a atenção que a grande Dolce e Gabbana fez sua coleção de inspirada no período Barroco. Esta teve o predominio das cores, branca, preto e dourada. A coleção foi extremamente elegante e luxuosa, com muitas aplicações, babados, transparências e tecidos ricamente texturizados,
como veludo e renda, com tudo isso combinado o "tom" Barroco apareceu na coleção! Vale ressaltar os brincos que eram verdadeiras obras de arte! Nas fomas de querubins e candelabros ficaram deslumbrantes!
Essas são somente algumas fotos do desfile, porem nessas poucas fotos já podemos ver a influência do período Barroco nesta coleção!
Segue o desfile completo para vocês darem uma olhadinha :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário